9 Dicas para empreender com consciência.

Estufar o peito e dizer: “Eu sou o dono do meu negócio”. É esse o seu sonho? Então, queremos compartilhar nosso conhecimento com você.  Não há dúvidas de que a onda empreendedora veio para ficar e empreender já está no DNA das próximas gerações. Fazer seu próprio horário, folgar quando quiser, batalhar pelo seu nome no mercado, ganhar dinheiro só para você e o mais almejado: ter qualidade de vida. Muito tentador esse cenário, mas cuidado com as ilusões e a ansiedade. Você sabia que, em média, um terço das empresas abertas no Brasil encerra as atividades em até dois anos após a abertura*? Vale refletir sobre isso! Para empreender com consciência e esclarecimento e não entrar nessa estatística, confira 9 dicas da Franchise4U:

 

  1. Acreditar e gostar do que se faz: atuar num mercado que você já conhece e se identifica é uma das estratégias mais importantes para ter sucesso no seu negócio. Quando falamos em sucesso, não se trata somente de retorno financeiro, falamos também da tão sonhada qualidade vida. Ficará mais fácil resistir às dificuldades, seguir o seu propósito, enfrentar desafios e continuar, quando a sua maior certeza é estar fazendo algo que você acredita.
  2. Estudar e planejar: planejando, você já corre riscos. Agora, imagine sem plano nenhum. Ter um propósito, analisar o mercado onde deseja atuar, olhar a concorrência, prever cenários, estabelecer metas e buscar conhecimento contínuo é fundamental. Em tempos de alta tecnologia e redes sociais, temos facilidade de acesso a muita informação e cursos com valores acessíveis, que nos ajudam a estruturar o nosso negócio. Separe recursos para investir em aperfeiçoamento, consultorias especializadas, feiras de franquias e eventos sobre empreendedorismo, lembrando que muitos são gratuitos**. Além disso, converse com outros empreendedores, faça seu networking e troque conhecimento.
  3. Acompanhar resultados: analisar a sua empresa de forma macro e acompanhar o andamento de cada ação é uma atividade contínua e crucial. Vale a pena investir em ferramentas que lhe ajudam a mensurar os resultados. Se o capital for baixo para o investimento, dedique tempo para isso. Muitos profissionais se perdem nas atividades operacionais e esquecem que parte importante do planejamento é acompanhar clinicamente cada passo. Não sabemos se estamos no caminho certo, sem verificar o que está sendo feito. Uma mudança de estratégia no momento certo pode salvar o seu negócio.
  4. Escolher as parcerias certas: “Eu gosto tanto dessa pessoa. Vou chamá-la para trabalhar comigo”. Sinal de alerta vermelho! O foco deve ser a sintonia em negócios. Amigos você convida para tomar um chopp. Outra situação comum é aquele indivíduo que chega contando vantagens, fazendo mil promessas. Cuidado! Investigue idoneidade e histórico profissional dessas pessoas, mantendo a desconfiança não como freio, mas como proteção do capital da sua empresa, dos seus clientes, bem como da sua imagem. Quando o mercado perde a confiança, é difícil recuperar. Procure parceiros que tenham uma visão estratégica semelhante a sua, que siga seus valores, e que seja voltada para resultados positivos para todos. As boas parcerias trocam muito conhecimento e evoluem em conjunto.
  5. Ser resiliente: aprenda a ouvir os “nãos” da vida de um empreendedor. O “não” de uma tentativa frustrada de comercialização da sua ideia. O “não” de uma equipe descomprometida, que deve ser substituída. O “não” de um empréstimo negado, que vai resultar numa ação adiada. Você não pode desistir com os “nãos” que estarão sempre presentes. Afinal, até acertar a estratégia, algumas erradas precisarão ser testadas antes. Mudar não é sinal de fraqueza. Aprenda com as falhas e aprimore, amadureça seu negócio continuamente. O “sim” pode ser demorado, mas chega e o prazer da conquista será imenso e valerá por todas as derrapadas no caminho.
  6. Gerir seu tempo: uma certeza para quem está empreendendo é que, sendo dono do seu negócio, você trabalha mais, muito mais. Suas horas de trabalho valem muito para serem perdidas numa rotina mal estruturada. O seu tempo é uma das moedas mais preciosas do seu negócio. Muitos não colocam no papel essa conta. Entenda seu processo de trabalho, organize suas demandas, classifique por importância e estabeleça as metas diárias possíveis de serem executadas. Garanta que o seu tempo esteja sendo bem investido.
  7. Economizar: a gestão financeira é ponto decisivo no seu negócio. Cada centavo é importante, sim. Quem está começando a empreender vai ter que aceitar isso e fazer pequenos cortes. Faça uma lista de todos os custos da sua empresa: transporte, contas de água, luz e telefone, alimentação, material de escritório, salários, aluguel de sala, etc. Pode ter certeza que sempre existem alternativas mais em conta. A economia colaborativa é uma das tendências fortes de mercado e oferece muitas alternativas, como os espaços de coworking***, em que você divide os custos com outras empresas, e pode resultar numa economia de até 70%.
  8. Acompanhar e entender de economia, direito e política: não estamos dizendo que todo empreendedor deva se tornar um especialista nesses assuntos, o que não seria má ideia, mas é preciso estar acompanhando de perto todas essas movimentações. Uma mudança de lei, por exemplo, pode influenciar diretamente em sua estratégia, que precisará ser alterada da noite para o dia, e que lhe colocará na liderança do seu mercado,… ou não, se você for o último a ser dar conta. É uma forma de fortalecer e amadurecer o seu empreendimento.
  9. Investir em franquias: para quem tem o desejo de empreender, mas não sabe por onde começar, uma das alternativas mais seguras é o sistema de franquias. São empresas com modelos de negócios já consolidados, com nome já presente no mercado, e que estão em expansão. Já passaram por todos os testes de estratégias, encontraram a forma correta de operar, oferecem planejamento, previsão de retorno de investimento, e estão em constante qualificação do modelo, que você só deverá seguir. Diminui o risco e reduz a energia de iniciar uma proposta do zero.

E uma DICA BÔNUS, se você se interessou pelo mercado de franquias: a FRANCHISE4U é uma feira gratuita para empreendedores, que visa facilitar a criação de empresas de forma segura e lucrativa sob o formato de franquia. Para isso, FRANCHISE4U reúne marcas relevantes de cada segmento e promove reuniões de 30 minutos, entre visitantes e expositores, em um único dia, nas principais cidades brasileiras. Confira o calendário das próximas edições: Campinas/SP (19/04), Curitiba/PR (24/05), São Paulo/SP (28/06), Brasília/DF (26/07), Recife (23/08), Salvador (20/09), Porto Alegre/RS (18/10), Belo Horizonte (22/11) e São José dos Campos (06/12). Mais informações: http://www.franchise4u.com.br

*Estudo Sobrevivência das Empresas no Brasil de 2016, realizado pela Fundação Getúlio Vargas em parceria com o Sebrae.

 

**Algumas instituições que oferecem opções de cursos ou materiais didáticos gratuitos: Fundação Getúlio Vargas, Sesi, Senai, Senac, Fundação Bradesco, Sebrae, CIEE e Intel.

 

***Confiras várias opções de escritórios compartilhados em:https://coworkingbrasil.org

 

Sobre Comunicação