Setor de franquias encerra 2017 com bom desempenho e promete alta de cerca de 10 no faturamento em 2018

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou em janeiro, o balanço parcial do desempenho do franchising  brasileiro e as perspectiva para 2018.  O setor encerrou 2017 registrando um faturamento de R$ 163 bilhões de reais, o que representa crescimento de 8% frente ao ano anterior. Para este ano, a projeção é elevar a receita entre 9% e 10%. *

De acordo com o presidente da ABF, Altino Cristofolleti Junior, fatores como a baixa inflação, a queda da taxa básica de juros da economia (Selic), a melhora dos índices de confiança do consumidor e do empresariado além da retomada do crescimento do varejo e da atividade industrial impulsionaram a ampliação do franchising.  Ainda, soma-se a este cenário a progressiva diversificação de canais, criação de novos modelos de negócio, a interiorização do franchising e o aumento de franqueados com mais de uma unidade.  Segundo a Associação, as redes de franquias também contribuíram de forma efetiva para a expansão do setor. “A busca por eficiência, novos mercados e por atrair um consumidor receoso se traduziu em muita inovação, como: novas estratégias de venda, de configuração de ponto comercial, aprimoramentos em produtos e parcerias. Neste movimento, os franqueados com mais de uma unidade tiveram o importante papel de assumir lojas em dificuldade e as cidades do interior, a função de manter viva a expansão”, explica Cristofolleti Junior.

Inovação também é um tema importante analisado pela ABF que em parceria com a Confederação Nacional de Serviços (CNS) realizou uma pesquisa que aponta que 91,8% das franqueadoras apuradas aplicaram algum novo produto ou serviço em suas estruturas ou fizeram mudanças significativas no modelo de negócios entre os anos de 2014 e 2016, tanto em âmbito nacional quanto internacional.

Apesar do momento de crise atravessado, principalmente entre 2015 e 2016, muitas redes de franquias entenderam que investir em novas tecnologias, métodos ágeis, desenvolvimento de produtos e compra de softwares, técnicas e modelos de gestão, dentre outras medidas inovadoras, foram fatores fundamentais para garantir o desempenho e a rentabilidade das marcas.

Além de fomentar o crescimento do setor e garantir a sustentabilidade das redes, o estudo revela também que a implementação de novos processos melhorou a qualidade dos serviços prestados para pelo menos 56,7% das franqueadoras aferidas. Já  54,4% das marcas concordam que as inovações adotadas ampliaram sua capacidade de prestar serviços.

Das empresas que responderam à pesquisa, 50,5% afirmam que dispõem de uma área dedicada exclusivamente a gestão de inovações. A troca de experiências, vivências e visões entre franqueadoras e franqueados também é um ponto chave destas mudanças, assim como as parcerias com fornecedores, concorrentes e consumidores, que podem apontar melhorias necessárias ou tendências do mercado nacional e internacional.

*Segundo a ABF, os dados absolutos sobre a evolução do setor em 2017 serão divulgados na segunda quinzena de fevereiro de 2018.

PIONEIRISMO, MODERNIDADE E INOVAÇÃO

A FRANCHISE4U é o mais novo modelo brasileiro de feira de franquias de baixo custo para os expositores, realizada em um único dia e sem a necessidade de compra de espaço e montagem de stand. Inspirada em um formato “Low-cost”, bem-sucedido na Europa, faz sua estreia em Abril deste ano com o objetivo de conectar redes em expansão com potenciais franqueados . As marcas interessadas em participar do evento devem se cadastrar no site e fazer a adesão.

O potencial público interessado em abrir uma franquia não paga ingresso para ir a FRANCHISE4U, mas deve agendar previamente as reuniões com as franqueadoras participantes através do site. Cada reunião dura em média 30 minutos  e é preciso apenas que o candidato seja pré-aprovado pela rede.

A feira, que é direcionada majoritariamente para pessoas pre-qualificadas e  que já estão em contato com as franqueadoras, permite que as reuniões sejam mais produtivas do que o atendimento feito numa feira convencional, uma vez que as empresas na sua maioria estarão  representadas por executivos de seus altos escalões.

A primeira edição acontece em 19 de abril na cidade de Campinas (SP). Curitiba e a capital paulista serão as próximas a receber a FRANCHISE4U. Fique atento ao site e blog da feira para mais notícias sobre o setor de franquias e sobre o evento. Acompanhe também nossos canais no Facebook e Linkedin.

Sobre franchise4u