Campinas é a segunda maior cidade que reúne marcas de franquias no Estado de São Paulo

De acordo com pesquisa apresentada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em novembro de 2017, Campinas é considerada um importante polo de expansão para redes de franquias.  A cidade é a segunda que mais recebe franqueadoras no Estado de São Paulo. O município só está atrás da capital. O estudo aponta que a crescente interiorização das marcas foi um dos destaques que refletiu na elevação do faturamento do setor, de 8%, em 2017 em relação a 2016.

Campinas só reforça este movimento. A concentração de marcas na cidade mais importante do Sudeste do Estado aumentou 20,4% em 2017. No ano anterior, a região reunia 362 marcas e já no primeiro semestre de 2017 o número saltou para 436.

“Os dados desse levantamento da ABF confirmam a crescente tendência de interiorização das franquias pelo Brasil e, especificamente, no Estado de São Paulo. Essa expansão das redes para fora dos grandes centros urbanos abre novas oportunidades de geração de emprego e renda nas cidades menores e leva marcas, com seus produtos e serviços conhecidos, para que a população local tenha acesso mais facilmente”, observa Altino Cristofoletti Junior, presidente da ABF.

Embora a capital do estado ainda seja considerada um dos principais polos do país, por conta do alto número de fornecedores, investidores, parceiros e potenciais franqueados, os custos de infraestrutura no município são mais alto se comparado às cidades do interior.

“O franchising tem uma característica expansionista inerente e o interior paulista é um terreno muito fértil. Isso porque sua economia é bastante diversificada e dinâmica. Além disso, os custos de operação, de forma geral, são mais baixos, com mão de obra qualificada e poder aquisitivo dos consumidores. O bom desempenho da agricultura e das exportações e a menor concorrência relativa aos grandes centros também são fatores que explicam o interesse das redes de franquia pelas cidades do Interior”, afirma Ricardo José Alves, diretor Regional Interior de São Paulo da ABF.

Além da pesquisa regional, a organização apresentou também um estudo em âmbito nacional, que aponta Campinas como a terceira maior cidade em número de marcas de franquias. O município é o único dentre os 10 primeiros da lista que não é capital do estado de origem. Já em relação ao número de unidades de franquias, Campinas aparece em sétima posição no ranking nacional e é, também, a única cidade de interior entre as 10 primeiras.

 Campinas foi escolhida para sediar a primeira edição da FRANCHISE4U

Por ser um dos berços que reúne uma grande quantidade de marcas de franquias e uma região com forte demanda de expansão no franchising, Campinas foi a cidade escolhida para sediar a 1ª edição da FRANCHISE4U que acontecerá dia 19 de Abril, quinta-feira, no Vitória Hall.

A FRANCHISE4U é uma feira itinerante de franquias desenvolvida por empreendedores brasileiros que foi inspirada em um modelo europeu que está fazendo bastante sucesso. Sem necessidade de stand, realizado em um único dia, o evento possui baixo custo e é voltado para marcas que estão em fase avançada de negociação com candidatos que querem abrir uma franquia em Campinas e regiões vizinhas como também para pessoas que não têm oportunidade de viajar para visitar outras feiras do setor e que, na maioria das vezes, acontecem nas capitais. Uma vez feita a adesão, o franqueador tem a oportunidade de convidar o potencial investidor para uma reunião de tomada de decisão realizada em trinta minutos. A FRANCHISE4U acontece em um único dia e tem entrada gratuita para o visitante, que precisa apenas se cadastrar previamente no site da feira e agendar um horário com a franquia de interesse. Para saber mais sobre a feira, os expositores e demais notícias do setor, acompanhe o site da FRANCHISE4U.

Sobre Comunicação